Edson Nobre

Edson001Edson Nobre

Uma das lendas vivas da região do Mato Grande, Edson Nobre de Oliveira (51), o conhecido Ministro da Cachaça, tem muitos causos para contar em sua Urca do Tubarão, localizada em São José de Touros a 8 km de São Miguel do Gostoso. Uma enciclopédia viva, que declama poesias de Augusto dos Anjos entre uma história e outra, e nos leva através do tempo em seu museu particular.

Órfão de mãe aos oito anos, garoto de origem humilde, teve sua base moral, intelectual e espiritual em seus avós maternos analfabetos, porém autodidatas. Edson nasceu em Natal e logo cedo foi para o Rio de Janeiro, onde passou a infância, e quando vinha de férias a São Tomé (RN), frequentava o Mercado Público Municipal, ouvindo cantorias de viola e recitadores de versos. Estudou em escola pública e fez parte da Ordem DeMolay, sendo um dos jovens fundadores na capital. Hoje possui uma família sólida e afirma que seu Deus não é o dinheiro. Prova disso é sua vida simples e despojada.

 

Edson002Ministro da Cachaça

Reconhecido pela Ordem Praieira do Rio Grande do Norte – entidade extraoficial criada em Touros/RN, que condecora personalidades de destaque em cada segmento na região com Ministérios e cidadãos de Touros no exterior como embaixadores, inclusive reconhece Anna Raboud (Suíça, ex-moradora de Gostoso) como Ministra do Lixo e Leonardo Godoy como Ministro do Turismo –, Nobre é formado em Química pela UFRN e foi até soldado da PM de 1989 a 1991.

Edson Nobre | Lila Nobre

Anúncios